sexta-feira, 8 de junho de 2012

Governo estudo juros mais baixos para créditos rural.

Dentro do Plano Safra 2012/2013, o governo deve lançar uma proposta para beneficiar agricultores de todo o país com financiamentos a taxas de juros menores.  O tema foi debatido hoje em uma reunião, no Palácio da Alvorada, entre a presidente Dilma Rousseff, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho e outros auxiliares.
A expectativa é que o Plano Safra, que pode ser lançado ainda em junho, ajude a recuperar as perdas do setor agrícola no primeiro trimestre desse ano. Também está em estudo um tratamento diferenciado para os médios produtores. Entre medidas em análise, estão a renegociação de dívidas e a criação de novas linhas de crédito.
Ao programa Conta Corrente, da Globo News, Mendes Ribeiro, falou da queda do PIB do setor agrícola no primeiro trimestre: “As pessoas se acostumaram a ver o PIB da agricultura alto.  Agora, se nós olharmos o PIB da agricultura do ano passado, que foi o responsável pelo crescimento (do país), nós veremos que o PIB do primeiro trimestre também foi baixo.”
O ministro da Agricultura ressaltou os fenômenos climáticos que impactaram na agricultura: “As safras ainda não aconteceram. Nós tivemos episódios de seca. Então é perfeitamente explicável. E eu tenho as melhores das expectativas daqui para frente, de que a agricultura tenha a parcela de importância que sempre teve no crescimento brasileiro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário