terça-feira, 5 de junho de 2012

Veja como os Politicos tratam a Saúde Pública

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE » Entidades afirmam que há tráfico de influência na Sesap.
Por Fernanda Zauli, do Diário de Natal

A declaração da promotora da saúde Iara Pinheiro, em entrevista publicada n'O Poti, a respeito da existência de tráfico de influência na Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) repercutiu entre representantes de entidades de classe que concordaram com as afirmações. O diretor do Sindicato dos Médicos (Sinmed), Geraldo Ferreira; o presidente do Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern), Jeancarlo Fernandes Cavalcante; e a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN), Sônia Godeira, concordaram que a indicação de pessoas para cargos de direção e chefia por influência política é uma prática presente no Estado e danosa ao sistema de saúde. O novo secretário, Isaú Gerino toma posse como titular da secretaria amanhã

"As indicações políticas acontecem em detrimento das indicações técnicas e isso, muitas vezes, é danoso para o sistema de saúde. O ideal é que tivéssemos pessoas com perfil técnico em cargos chaves", disse o presidente do Cremern, Jeancarlo Fernandes. A diretora do Sindsaúde é taxativa: "Isso acontece em todo o país, em todas as esferas: municipal, estadual e federal, e não deveria ser assim. A indicação política para cargos de chefia na área da saúde gera resultados desastrosos, como o que nós estamos vivendo agora: o caos na saúde pública", disse Sonia Godeiro.

Indicação política

Ela citou, dentre outros problemas, a indicação de pessoas sem o perfil técnico necessário para gerir a área da saúde e a descontinuidade do serviço causado pelas tantas mudanças em cargos importantes. "Como os cargos são por indicação política a cada mudança de secretário mudam também os adjuntos, os coordenadores de unidade, os diretores de hospitais, e assim não há como garantir a continuidade do serviço. Nós defendemos que os cargos chaves sejam ocupados por funcionários de carreira, através de seleção para saber se aquela pessoa tem aptidão para a função, mas o que se vê é a nomeação de pessoas que não sabem nem o que é a saúde, que não entendem da lei do SUS, que não têm um curso de gestão pública, gestão hospitalar e que , muitas vezes, nem é da área".
O presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira, também reconheceu que a indicação política para cargos que deveriam ser ocupados por técnicos é um fator negativo no gerenciamento da saúde pública. "Nós temos conhecimento dessa prática e esse não parece ser o caminho ideal. O ideal seria que pessoas de carreira e lotadas em determinada unidade assumissem esses cargos de chefia. Por exemplo, para administrar o Walfredo Gurgel é interessante que o nome dessa pessoa saia do quadro de pessoal de lá, porque essa pessoa conhece a realidade da unidade, os pontos fortes e fracos, e assim fica mais fácil obter êxito na administração", disse. A reportagem do Diário de Natal tentou falar com a secretária interina da Sesap, Dorinha Burlamaqui, mas a assessoria de imprensa informou que ela estava em reunião e não poderia atender às nossas ligações.

Na entrevista publicada n'O Poti do último domingo a promotora Iara pinheiro lamentou que não exista amparo judicial contra manobras de nomeação políticas, ficando o Ministério Público de mãos atadas.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário